Possui engrenagens separadas com diferentes relações para cada marcha, o câmbio automático tem um sistema de engrenagem planetária, que reúne engrenagens com diferentes tamanhos. As trocas são sempre feitas automaticamente pelo sistema em função da velocidade do veículo e da rotação do motor, selecionando a combinação ideal das engrenagens para cada caso. E quem faz a ligação da caixa de transmissão com o motor é o conversor de torque, que então transfere a força do motor para a transmissão, vale lembrar que toda relação de força exercida pela transmissão é hidráulica (ATF).
O óleo em transmissões automáticas e CVTs exerce um papel fundamental, além de lubrificante, o óleo ATF serve para prolongar a vida útil da transmissão, servindo como uma película protetora que ao se misturar com os componentes da transmissão, se em bom estado prolonga a vida útil dos mesmos, por este motivo, o óleo da transmissão deve sempre estar bem conservado, sem resíduos, sem cheiro de queimado e o mais importante no nível.
Defeitos comuns
- Patinação: Discos de embreagem gasto;
- Tranco: Ao acelerar, você sente uma sequência de “socos”;
- Rotação do motor em relação ao câmbio baixa;
- Vazamento de óleo da transmissão;
- Vedações já desgastadas;
- Tubo do ATF, desgastado ou entupido;
- Válvulas engripadas;
- Componentes com medidas, espessuras diferentes do manual da transmissão;
- Resistência dos solenoides, sensores baixos;
- Filtro entupido;
Serviços prestados
- Troca dos componentes da transmissão;
- Juntas da transmissão;
- Vedações;
- Corpo de válvulas;
- Troca de óleo;
- Bloco de válvulas;
- Troca de sensores;
- Troca de EVS/Solenoides;
- Scanner para diagnóstico eletrônico;
- Troca de filtro;